Quebrando paradigmas

fevereiro 10, 2020

Um
Nas férias do ano passado:
- Tão bom tomar café da manhã ainda com o pijama né?
- Ah, eu também adoro...
- E por que que a gente não vai tomar café de pijamas? (estávamos no hotel).
Fomos, eu e o Felipe, meu sobrinho. Sob os olhares de dúvidas e argumentos do meu cunhado que íamos ser expulsos, que não podia...
A gente lembrou da plaquinha de aviso comunicando que não era permitido com trajes de banho, sobre pijama não falava nada.
Além do mais nossos pijamas era super discretos. No meu caso nada de transparência ou alguma ousadia. Era tipo uma regata e uma bermuda de algodão então por quê não?
Por que a gente ia abrir mão desse prazer nas nossas tão esperadas férias? Depois de quase um ano tomando café na mesa do escritório?
Nãooooo, não íamos abrir mão. E assim fizemos.
Não recebemos nenhum olhar de “meu, e esses dois aqui de pijamas?” até porque como eu disse eram bem normais.
E apesar do aviso tinha muita gente com roupa de praia mal disfarçada com uma saída de praia por cima e algumas bem ousadas até! Olha só!

Dois 
Eu tenho em casa um suporte para coar café, aqueles para um único café sabe?
Levei então o coador (que é de pano) para minha mãe fazer alguns para ficarem de reserva.
Indo pra loja de tecido minha irmã perguntou: que cor você vai comprar o tecido? Branco, respondi. Segundos depois pensei: por que branco? Se a cada dois ou três cafés que eu faço tenho que deixar o coador de molho em copo de água com cândida para deixar ele branquinho de novo?
- Moço, tem esse tecido aqui na cor preta? Tem?! Quero esse então!
E assim voltei pra casa com vários coadores pretinhos, que são lavados ali na pia mesmo com detergente e ficam limpinhos para o próximo uso.
Quem falou que coador de pano tem que ser branco?



Três 
Eu sempre observei isso: um bebê assim, novinho, que não anda ainda, quando vai sair a mãe sempre coloca sapatinhos.
E esses sapatinhos apesar de pequenininhos são caros pra caramba.
E pra quê se a criança não vai pro chão? Era o que eu sempre pensava.
Mas sempre vi minhas amigas comprando como se fosse um item necessário.
Daí, a Roberta Martinelli, jornalista de música, de quem eu gosto e acompanho nas redes sociais, teve uma filha linda, a Rosa.
E enquanto bebê de colo, ela sempre aparecia nas fotos, fossem em casa ou passeando, descalça ou de meias quando estava frio.
Quando ela começou dar os primeiros passinhos aí sim ela ganhou um par de sapatilhas brancas e muito fofas.
O que para mim faz todo o sentido. Agora sim a criança precisa de um sapato!

Daí eu penso: quantas coisas a gente faz sem questionar o por quê? E quantas vezes questionamos e a resposta é: porque sempre foi assim.

Me lembrei de uma estorinha: na véspera do casamento a mãe orienta a filha sobre como ela deve preparar o peixe que deve ser o primeiro jantar que ela deve oferecer ao marido. Era uma tradição das mulheres daquela família.
Compra um peixe grande, corta a cabeça, põe na assadeira, tempera de tal forma e põe para assar.
A filha segue as regras e oferece ao marido assim que ele chega em casa no primeiro dia de casados.
Após o jantar ela pergunta: Você gostou do peixe? Ele responde: sim, estava muito bom. Mas senti falta da cabeça, é a parte que eu mais gosto.
Aquilo abalou a jovem, ela se sentiu insegura. Correu para a casa da mãe: por que tem que cortar a cabeça do peixe? Não sei, a mãe respondeu.
Correram para a casa da avó e fizeram a mesma pergunta e tiveram a mesma resposta.
Correram as três para a casa da bisavó. De forma displicente ela respondeu: porque a minha forma é pequena, não cabia o peixe inteiro.

E aí? O que mais fazemos por que sempre foi feito assim?


2 comentários

  1. Olá querida Alda!
    Te disse que eu seria presença constante aqui,rsrs.
    Como é bom ler suas postagens!
    Amei suas histórias e seus questionamentos.
    Vou falar do sapatinho de bebê; também nunca concordei com o valor cobrado por sapinhos minúsculos, nem o por que bebês precisam usá-los. Sempre achei que incomodava. Então nunca comprei para meus filhos. Sempre descalços ou de meias, iam para todo lugar.
    Só comprei quando já estavam andando.
    Beijos, Deus cuide sempre de ti 🌹

    ResponderExcluir
  2. Olha só! Vc quebrando o paradigma dos sapatinhos enfeites né? 👏🏼👏🏼👏🏼 Olha só! Adorei!

    ResponderExcluir