Guerra fria literária

julho 26, 2024

Na padaria onde compro pão todos os dias de manhã, bem ao lado da fila dos caixas, tem uma prateleira pequena de vendas de livros.

Sim, padarias em São Paulo são assim. Tem de um tudo.

A grande maioria dos livros são sobre como enriquecer, como controlar sua mente, como não ser ansioso e por aí vai.

Mas, de vez em quando aparecem um títulos interessantes, daí a minha tática é: enquanto estou na fila vou pegando os livros que eu julgo bons e vou deixando nos melhores pontos de visão para quem sabe, influenciar uma boa leitura para alguém.

E por incrível que pareça, lá tem um que eu considero a leitura essencial para todos que é o Pequeno Manual Antirracista da Djamila Ribeiro.

Então tá rolando o seguinte: coloco ele ali, em destaque, na frente de todos.

No dia seguinte, cadê ele? Procuro, procuro, e encontro lá atrás de um monte de livros.

Pego e coloco na frente de novo.

No outro dia...já sabem.

Então acho que tá rolando um tipo de guerra fria. Uma pessoa se incomoda com o título_sim, existem pessoas (muitas) que se incomodam com esse tema_vai e esconde o livro. Eu vou lá e coloco em evidência de novo.

Até quando vamos nessa? Sei não.

Mas olha, somos bons viu? Já faz dias que estamos nessa.

Sigo firme.

(e claro, que tudo isso deve ser uma grande viagem da minha cabeça)

 

 

0 comentários