Menos é melhor

outubro 24, 2025

Quando vejo por aí, uma casa com uma parede com uma composição de quadros, fotos e objetos pendurados eu acho tão bonito...

Chego até pensar: vou fazer uma parecida aqui em casa.

Mas quando olho para a parede lisinha, recém pintada, eu...desisto.

Porque atualmente isso tá me fazendo tão bem...meio que sempre foi assim, mas acho que agora tá mais intenso.

Menos...o menos me traz conforto.

Sinto uma leve angústia quando entro em uma casa que tenha muitas coisas...veja, não acho feio ou de mal gosto. Mas o excesso me pega um pouco.

Sei lá...sabe um cabideiro cheio de bolsas? Será que a pessoa realmente precisa, ou principalmente, usa todas? Será que a metade, ou menos, já não seriam suficientes?

E pra manter tudo isso limpo e organizado? Não te pede um tempo que poderia estar fazendo tantas outras coisas ou mesmo descansando?

Quero isso não. Quero menos. Quero facilidade.

Se fosse começar a montar um casa hoje seria tão diferente...seria tudo mais simples, pouquíssimo objetos de decoração. Menos roupas, menos livros (será mesmo? rsrsrsrs), menos cd´s. 

Um lençol dura muito tempo...uma caneca também. Tô nessa onda de manter o pouco. Mas confesso que, apesar de ser um forte desejo, reconheço que não é fácil.

Aí entra o apego. Esse danadinho. Você pode passar anos sem ver um objeto dentro da sua casa e não sentir a mínima falta dele. Mas no momento que você o vê, cadê a coragem pra descarta?

NOVA GERAÇÃO 

Numa sexta-feira, logo após desligar o computador do trabalho, vi uma mocinha que sigo no Instragram, postar algo como "sextou, hora de limpar a casa rsrsrsrs". Eu pensei: olha, não sou só eu que tô nessa.

Acho que umas 3h depois, ela postou uma foto com um prato e copo postos na mesa e escreveu: pronto! a roupa tá máquina, tudo limpo, já tomei banho e tô esperando a pizza chegar.

E eu: nossa, e eu ainda tenho um monte de coisas pra fazer!

Claro, tem a diferença que eu moro em uma casa e ela em um apartamento. Mas também já percebi o pouco de móveis que ela tem na sala, o pouco de objetos, só duas plantas pra aguar...

Óbvio que ela dá conta de tudo muito mais rápido! 

Tudo pra ela vai ser mais fácil, se um dia for se mudar vai embalar tudo muito rápido, um transporte pequeno vai dar conta de levar tudo, vai pagar menos...

Eu só vejo vantagens.

E tô querendo entrar nessa aí também.

Então, conselho que ninguém pediu: se você vai começar a montar uma casa agora: você não precisa de trocentos panos de pratos, várias canecas, copos, toalhas de banho, etc. Comece com tudo muito pouco e, caso vá sentindo necessidade, compre mais um. Mas caso contrário, pense: menos é melhor.

0 comments