A Taxi Driver

dezembro 29, 2017

Eu estava no Xinguilingue escolhendo uns filmes e um moço chamou a minha atenção quando foi certeiro em um filme na prateleira:
- Ah! Taxi Driver! Esse mesmo que eu quero assistir, não consegui ir ver na Mostra, vou ver agora.
Olhei para ver qual filme era e vi na capa um motorista chinês vestido de amarelo com um sorrisão na cara.
Fui lá e peguei um para mim também. A empolgação do moço me contagiou e não sei porque pensei que fosse tipo "O conto chinês". Roteiro bom e leve, mas com uma mensagem boa por trás.
Nananinanão.
Sentei esses dias a noite para assistir e...tudo começou calmo, ali no padrão, pai criando uma filha sozinho, a esposa falecida, dificuldades e tal e de repente eu estava virando o rosto para não ver aqueles policiais encardidos socando o povo na rua.
Só então resolvi ler a sinopse do filme e entendi que não tinha como ser nada doce.
O filme (infelizmente) é baseado uma história real.
Mas é muito inspirador. A mudança de atitude do taxista foi heroica.
E mostra a forma escrota que a mídia manipula as informações para a população, mostrando aqueles que saem a luta como arruaceiros e marginais. E o pior é que tem gente que compra.
Trabalho na Avenida Paulista, palco das maiorias dos protestos de São Paulo.
Como geralmente ocorrem no final da tarde, passo no meio deles para ir embora. Dependendo da causa da manifestação até me demoro ou acompanho um trecho.
E tudo o que vejo é pessoas lutando por algo e a polícia reprimindo.
Quando chego em casa amigos me perguntam: 
- Nossa! tava a maior bagunça lá na Paulista né?  
- Não, respondo. Tava tranquilo.
- Mas não tinha manifestação? Eu vi na tv.
- Tinha, mas estava tranquilo.
- Não! é perigoso essas coisas.
- Não, não é não. Geralmente quando a polícia começa atacar é que vira bagunça.
Olhares tortos para mim. Devem me achar estranha.
Voltando ao filme, não era nada aquilo que eu pensava mas eu gostei muito de ter assistido. Recomendo.
Ah! Virei fã do taxista coreano.
E valeu pela dica indireta do moço no Xingue.



0 comentários