Quem não ficou, tá alienado(a) demais

setembro 10, 2024

Estarrecida.

Foi assim que fiquei ao saber da acusação de assédio feita por Anielle Franco contra Silvio de Almeida.

A combinação de Assédio, Anielle Franco e Silvio de Almeida parece quase surreal, mas infelizmente é real.

Quando comecei a ler as primeiras notícias, pensei que era uma pegadinha, daquelas em que o título não condiz com o conteúdo da matéria. Mas então vi que uma das pessoas envolvidas era Anielle Franco e pensei: "O quê?!"

A partir daí, começou todo o bafafá e eu, incrédula, fui acompanhando.

Quando o presidente anunciou seus ministros, fiquei empolgada por ver Silvio de Almeida como ministro dos Direitos Humanos. Acreditava que ele faria um ótimo trabalho nessa pasta e, de fato, estava cumprindo muito bem seu papel.

Silvio é uma dessas pessoas que eu gosto de ouvir; acompanhava seu trabalho no Instagram e os podcasts em que participava. Vibrei quando soube que ele seria o convidado do podcast do Mano Brown, que fui assistir.

Anielle também é alguém que acompanho, embora com menos frequência. A indicação dela para o ministério da Igualdade Racial me parecia excelente. Acreditava que ela faria um trabalho importante nessa área também.

Nosso país realmente precisa desses dois ministérios e é maravilhoso que tenham sido entregues a pessoas com dedicação e expertise nesses temas.

Então, veio essa notícia... Triste. Muito triste.

São tantas camadas nessa situação que não tem como não se sentir abatida à medida que se reflete sobre o assunto.

Se alguém pensa que isso é apenas mais um exemplo de que todos os políticos são iguais e que isso não faz diferença na sua vida, está bastante alienado, e isso não é legal.

A coragem de Anielle em fazer essa denúncia é algo muito sério. Se for verdade, é grave; se não for, também é.

A acusação contra Silvio é extremamente séria. Se for mentira, é igualmente grave, além de colocá-lo em uma situação perigoso por ser um homem negro.

E ainda há todos os outros agravantes: uma mulher negra acusando um homem negro, ambos ministros.

Quando a notícia foi confirmada na sexta-feira, fiquei estarrecida. Esperava que em algum momento a situação fosse esclarecida com uma explicação do tipo: "Foi só um mal-entendido" e que poderíamos seguir em frente aliviados.

Mas o que aconteceu foi: Anielle confirmou a denúncia, Silvio foi demitido e a Polícia Federal começou a investigar.

É essencial que haja uma investigação minuciosa. Ambos precisam disso. No entanto, dependendo da conclusão, um dos dois pode acabar em uma posição muito ruim.

Além disso, já começaram a circular conversas entre os dois, sugerindo um possível romance e alimentando a velha misoginia, onde a mulher é sempre a culpada, e a narrativa de que a acusação pode ter sido uma retaliação por um rompimento.

A investigação está apenas começando, então ainda teremos algum tempo para ver aonde isso vai dar. E, independentemente do resultado, será um cenário triste.




0 comentários