Comida❤afeto❤memória

fevereiro 22, 2019

De vez em quando minha tia e minha mãe faziam algumas coisinhas que eram assim para nós, a delícia da vida.
Uma delas era suspiro. E quando dava aquela queimadinha em baixo ficavam mais gostosos ainda.
- Ih! Esses aqui grudaram no papel manteiga.
- Não tem problema, dizíamos. E comíamos com papel e tudo!
Outra coisa era rosquinha que elas faziam o furinho do meio da massa com o dedal de costura.
Depois de fritas passavam no açúcar com canela. 
Preparávamos o café e... 

****

Minha mãe também fritava banana e depois passava no açúcar com canela.
Eu colava a minha ali no cantinho do prato para ser a minha sobremesa.

*****
(Adolescência)
Domingão depois de limparmos a cozinha do almoço eu falei para minha irmã Alda:
- Acho que vou lá na casa da Léla. (minha amiga da adolescência)
Ela topou e fomos juntas.
Chegando lá a mãe da Léla estava fazendo o almoço (olha a diferença de horário!). 
Quando ficou pronto ela convidou a gente:
- Meninas, vem almoçar!
- Não, obrigada. A gente já almoçou!
Mas daí quando vimos aquele arroz branquinho e o camarão no molho...salivamos.
- Ah...a gente vai querer sim!
E almoçamos de novo. E repetimos o prato!

Também tínhamos o hábito, eu e minha irmã, de domingo a tarde irmos dar umas voltas pelo bairro. Íamos muitas vezes longe nessa caminhada. A gente conversava, paquerava e ríamos, muito. 
E quando encontrarmos uma padaria ou bar que vendia sorvete a gente entrava e comprava o sorvete de brigadeiro da Kibon. 

Hoje, muitas vezes escolho esse sabor para matar a saudade daquelas tardes de andanças. (mas também por ele ser muito gostoso!)

*****

Carnaval e a turma de ripongos resolveu ir acampar.
Litoral norte, praia afastada, tudo de bom.
Uma senhora do camping também servia almoço.
Arroz, feijão, peixe frito e salada. Tudo muito simples e fresquinho. E na boa, foi uma das comidas mais gostosa que já comi até hoje.
No último dia não tinha peixe, ela falou: Se vocês quiserem posso fritar ovo...
Ah...nem preciso falar nada né?
(Amo ovo frito!)

*****

Eu declarava:
- Eu não gosto de feijoada. Nem de feijão preto.
E todas as vezes que a minha tia fazia e chamava a gente para almoçar meu tio comprava um frango assado na padaria para mim. 
Mas daí, fui sentindo aquele cheiro bom vindo da panela, fui misturando com aquela farofinha, couve...
- Tio, não precisa mais comprar frango para mim não tá? A tia me convenceu que feijoada é uma delícia!
(A dela é a melhor!)

*****

Dia da castração do Zeca.
Eu estava segura. Em nenhum momento eu pensei que algo daria errado. Apesar da idade avançada dele, apesar de lembrar daquela máxima: cirurgia é cirurgia.
Mas eu tinha aquele friozinho bem no pé da barriga.
Quando a cirurgia acabou a doutora me falou, deu tudo certo! Agora é só esperar ele voltar completamente da anestesia e já pode ir para casa.
A casa da Cris era perto e ela já tinha me convidado: vem almoçar aqui enquanto você espera.
E eu fui. E chegando lá tinha: arroz e feijão fresquinhos, ovo frito e a aquela linguiça pequenininha e apimentada bem fritinha e suco de limão.
Não tinha comida melhor para acompanhar a minha sensação de alívio por tudo ter dado certo.

2 comentários

  1. Alda querida,
    é engraçado como a comida, os aromas sejam eles de comida, fruta, terra , flor... trazem uma nostalgia para nós.
    Tenho lembranças maravilhosas da minha, infância junto com minhas irmãs ao lado de minha avó cozinhando, fazendo pães, bolos, tortas e muitas coisas deliciosas.
    Eu e minhas irmãs, herdamos o gosto por cozinhar da minha avó.
    Sempre fazemos pães, bolos, roscas e quase tudo que aprendemos de tanto olhar ela fazer.
    Minha mãe, essa nunca gostou ou fez nenhuma delícia para nós.
    Assumimos a cozinha ainda crianças.

    Depois que minha vó se fui, sempre faço rocambole para lembrar um pouco mais dela.
    Ela sempre fazia para mim.
    O gosto ainda é o mesmo, o cheiro me faz voltar ao jardim de rosas da casa dela, lá atrás,na minha infância.

    Deus esteja com você.
    Beijo:)

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de lembranças Edna ❤️
    Confesso que não sou muito fã de cozinhar...admiro quem faz essas maravilhas mas prefiro ficar com a tarefa de lavar a louça. 😌

    ResponderExcluir